O Espírito Santo encerrou o primeiro semestre de 2024 com um marco histórico na segurança pública, registrando o menor número de homicídios dos últimos 28 anos, desde o início da contagem oficial. Foram contabilizados 433 assassinatos, representando uma redução de 15,8% em comparação ao ano anterior.

O mês de junho de 2024 destacou-se como o melhor de todos os meses desde 1996, com apenas 41 assassinatos. O recorde anterior para um único mês havia sido em junho de 2019, com 59 homicídios. Todas as cinco regiões do estado apresentaram uma diminuição nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano. Na Região Metropolitana, a redução foi de 8,9%, marcando também o menor número de assassinatos desde 1996. No Norte do estado, a queda foi de 25,9%. Nas regiões Sul, Noroeste e Serrana, as diminuições foram de 13%, 16% e 35,5%, respectivamente.

Apesar dos números promissores, o governador Renato Casagrande reforçou que ainda há muito trabalho a ser feito. “Fechamos o mês de junho com o melhor mês da série histórica, além do melhor semestre da série histórica. Temos que registrar, sem comemorar, pois ainda temos que trabalhar muito contra episódios de violência. Por isso temos o programa Estado Presente, que fortalece esse trabalho no Espírito Santo. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, atribuiu os resultados ao esforço contínuo das forças de segurança. “Temos que agradecer muito e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível de prisão de lideranças criminosas, além de combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas. Além disso, temos um programa que é diretamente gerido pelo governador Renato Casagrande, o Estado Presente, que foca muito na parte social do problema. A longo prazo teremos grandes resultados e um Estado muito menos violento”, destacou Ricas.

Álvaro Duboc, secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, enfatizou a importância das ações integradas. “Mais uma vez o Espírito Santo alcança indicadores históricos na segurança pública. Tivemos o menor número de homicídios registrados em um mês desde janeiro de 1996. Muito mais do que números, são vidas preservadas! Isso é fruto de um trabalho articulado, conduzido pelo governador Renato Casagrande, extremamente bem executado pelas nossas forças policiais, com iniciativas robustas de proteção a pessoas em vulnerabilidade social e que está, claramente, atingindo resultados importantes”, pontuou Duboc.

Os dados revelam um avanço significativo na segurança pública do Espírito Santo, refletindo a eficácia das políticas e programas implementados para combater a criminalidade e promover a segurança dos cidadãos.

By