De acordo com o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024, realizado pelo Serasa Experian, 42% dos brasileiros foram vítimas de golpes e fraudes financeiras no país. Isso significa que 4 a cada 10 brasileiros já passaram por situações fraudulentas, sendo os golpes mais relatados o uso de cartões de crédito por terceiros ou cartões falsificados (39%) e fraudes financeiras como pagamento de boletos falsos ou transferências via Pix (32%).

Impacto Financeiro e Prejuízos

As consequências dos golpes e fraudes financeiras são severas para os consumidores. O estudo aponta que 57% dos brasileiros vítimas de fraudes tiveram uma perda financeira média de R$ 2.288, quase o equivalente a um mês e meio de trabalho para quem recebe um salário mínimo.

Temores dos Consumidores

O levantamento também identificou os golpes mais temidos pelos consumidores. Fraudes com meios de pagamento, especialmente envolvendo cartões de crédito, lideram a lista com 36%. Golpes de transferências via Pix e vazamento de dados ocupam a segunda posição, com 21% cada. Apenas 2% dos entrevistados afirmaram não temer sofrer golpes.

Dicas para Evitar Fraudes

Para ajudar os consumidores a se protegerem contra fraudes, o relatório oferece diversas dicas, incluindo:

  • Utilizar cartões virtuais para compras online.
  • Realizar compras apenas em lojas oficiais.
  • Ativar alertas de transação no banco, via SMS ou e-mail.
  • Evitar acessar aplicativos bancários ou realizar transações financeiras conectados a redes Wi-Fi públicas.
  • Verificar regularmente os extratos bancários.
  • Nunca fornecer informações pessoais ou do cartão de crédito.
  • Descartar documentos com informações do cartão de forma segura.
  • Criar senhas fortes e únicas e evitar reutilizá-las em várias contas.

Cuidados Especiais

O advogado Mozar Carvalho, sócio fundador do escritório Machado de Carvalho Advocacia, alerta para a necessidade de desconfiança em promoções tentadoras que podem ser armadilhas para roubo de dados. Já a especialista em Direito do Consumidor Renata Nicodemos, sócia do escritório Ernesto Borges Advogados, enfatiza a importância de cuidados especiais em caixas eletrônicos e de manter os dados de contato atualizados com as instituições financeiras.

Direitos dos Consumidores

Caso seja vítima de golpe ou fraude financeira, Renata Nicodemos destaca que os consumidores têm o direito de contestar transações fraudulentas, solicitar o bloqueio imediato do cartão e receber assistência durante o processo.

Prejuízos Psicológicos

O impacto das fraudes financeiras não é apenas financeiro. Segundo a neuropsicóloga Aline Gomes, as vítimas podem experimentar uma variedade de emoções, incluindo raiva, tristeza, vergonha e ansiedade, que podem evoluir para fobias e transtornos mais graves.

Impacto nas Empresas

As empresas também não estão imunes aos golpes. A preocupação com a recorrência de fraudes aumentou 58% em um ano, especialmente entre grandes empresas. Para mitigar os riscos, o professor e advogado especializado em Direito Digital Lucas Karam sugere que as empresas escolham cuidadosamente suas intermediadoras de pagamentos e invistam em tecnologias avançadas de proteção de dados.

A Pesquisa

O levantamento foi realizado entre 7 e 22 de novembro de 2023, com 804 entrevistas de pessoas físicas e 331 entrevistas de pessoas jurídicas. Os dados revelam a magnitude e a complexidade dos desafios enfrentados por consumidores e empresas em um cenário cada vez mais digital e suscetível a fraudes.

Para mais informações e acesso ao relatório completo, visite o site do Serasa Experian.

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