ÚNICA APRESENTAÇÃO!
Contemplado pelo I Prêmio Cultura Diversidade, da Secretaria Municipal da Cultura, o projeto dialoga com a elementos da performance, da dança e das artes visuais para levar à cena o tema da Depressão com enfoque na população negra – especialmente as mulheres – que diante um contexto estruturalmente racista tem o problema silenciado e invisibilizado.
Para além das experiências da atriz e coreógrafa Flavia Souza idealizadora do projeto, já acometida pela síndrome do pânico, a dramaturgia traz relatos de outras pessoas que tiveram vivências semelhantes.
Em cena, Flavia Souza, Daniela Gomes e Maria Souto.
Sinopse:
A performance propõe um diálogo sobre as subjetividades do ser humano a partir de um recorte racial. Com relatos em vídeo, música ao vivo, dança e interpretação, retrata as nuances e desdobramentos da Síndrome do Pânico e da Depressão com foco nas mulheres e suas dificuldades em identificar estas subjetividades da saúde mental.
A direção é de Tatiana Tiburcio, idealizadora do projeto Negro Olhar – Ciclo de Leituras Dramatizadas com Autores e Artistas Negros.
Roda de Conversa:
No Sesc Madureira, a apresentação será seguida de uma roda de conversa com as personalidades convidadas:
Rosane de Assis Barbosa: Psicóloga, mestra em Ciências Sociais e artecientista.
Cláudia Simone dos Santos Oliveira: Pedagoga, pós graduada em Psicopedagogia, ativista da Rede Ma(g)dalena internacional.
Patrícia Oliveira: Médica graduada pela UERJ, residência em psiquiatria da infância e adolescência pela UFF.
Deborah Medeiros: Capitão de Fragata da Reserva da Marinha, psicóloga, ministra palestras sobre o impacto do racismo nos processos de subjetivação dos brasileiros e seu desdobramento nas relações afetivas.
- Serviço:
- O Que? Tempestuosa Depressagem
- Quando? 14de junho, sexta -feira – 19h
- Onde? Teatro do Sesc Madureira
- Av. Ewbanck da Câmara, 90 – Madureira/Rio de Janeiro
- Quanto? R$ 10,00 – Meia Entrada: R$ 5,00
- Classificação indicativa: Livre
- Duração: 30 minutos
- Contato: 21 98583 9942
- FICHA TÉCNICA:
- Atuação, Texto e Coreografia: Flavia Souza
- Direção: Tatiana Tiburcio
- Participação Especial: Daniela Gomes e Maria Souto
- Figurino: Nina Monteiro
- Iluminação: Zindi Gonzaga
- Projeção: Ivan Karu
- Sonoplastia: Dj Bieta
- Divulgação: Naira Fernandes
- Assessoria de Imprensa: Sandra Alencar
- Fotografia: Rui Zilnet
- Intervenção Vídeo:
- Roteiro e Direção: Flávia Souza
- Direção de Fotografia: Natália Rodrigues
- Luz e Som: Nathalia Sarro
- Participantes do Vídeo: Rosane de Assis Barbosa, Xandy Carvalho, Profª Vanda Ferreira, Marta Oliveira, Gessica Justino, Ruth Pinheiro, Edmeire Exaltação e Rachel Nascimento
Sobre Flavia Souza:
Atriz, cantora e coreógrafa, pesquisadoras das expressões culturais afro-brasileiras com ênfase no Jongo. Idealizadora e coordenadora da Associação Cultural Grupo Afrolaje criada, em 2012, na zona norte do Rio. Em 2017 criou o MOVIMENCURE (Movimento que cura) com a proposta de pesquisar sobre a patologia da qual foi vítima (Síndrome do Pânico) a partir de ações pedagógicas e culturais. Ativista e integrante da Associação de Mulheres Negras Aqualtune e da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop. Atuou no musical Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro(2018) e foi integrante, durante sete anos, da Cia dos Comuns. Autora do livro “Eu curiosa: As Aventuras da Menina Semente no Jongo\caxambu”.